Açaí: conheça os benefícios e propriedades da semente ao fruto!

Fonte de gorduras boas, antioxidantes, proteínas, vitaminas e minerais, o açaí é um fruto pequeno, arredondado, de cor escura e muita polpa. Derivado da palmeira-açaí (Euterpe oleracea), ou apenas açaizeiro, ele é nativo da região amazônica, sendo encontrado principalmente no Tocantins (TO).

Por ter se expandido pelo Brasil, o nome do açaí pode variar de acordo com a região do país, por isso, também é comumente chamado de juçara do Maranhão ou açaí do Pará.

Mas, se você já ouviu alguém se referir ao açaí apenas como juçara (Euterpe edulis), saiba que eles são frutos distintos, usados para finalidades diferentes. Somente seus aspectos e origens são semelhantes. 

Tipos de açaí

O fruto roxo é bastante famoso e querido no país, mas você sabia que existem vários tipos de açaí? Eles são nomeados de acordo com a coloração, tipo de cacho, tamanho dos frutos e outras características.

Veja um pouco mais sobre cada tipo de açaí abaixo!

1. Açaí roxo ou preto

Açaí roxo ou preto

Como mencionado acima, o tipo mais consumido no Brasil é o roxo que, muitas vezes, também é chamado de açaí preto. Ele é popular tanto na região norte quanto em outras regiões do país, onde geralmente é consumido como suco, polpa e outros acompanhamentos variados.

2. Açaí branco

Açaí branco

Apesar do nome, o açaí branco (ou açaí Tinga) é, na verdade, verde e tem a polpa branca. Esse tipo tem ganhado cada vez mais apreciadores, especialmente no Pará. Por outro lado, quando comparado ao açaí roxo, esse tipo é um pouco mais caro e mais difícil de ser encontrado.

3. Açaí Açu

Açaí Açu

Originário da amazônia peruana e muito cultivado no Tocantins (TO), o açaí açu costuma ser um fruto maior e com mais polpa. Por esse motivo, seu sabor se torna mais intenso. Além disso, há diferenças significativas em relação aos cachos e à plantação, rendendo frutos por menos tempo que o popular.

4. Açaí Espada

Açaí Espada

A grande diferença entre o açaí espada e os demais está em sua palmeira, que apresenta galhos com ramificações.

5. Açaí Sangue de Boi

Açaí Sangue de Boi

O açaí sangue de boi poderia, facilmente, ser chamado de açaí vermelho, afinal, essa é a cor de seu fruto quando está maduro. De consistência pastosa, se colocado lado a lado ao tão querido açaí roxo, deixa a desejar no quesito sabor.

6. Açaí Chumbinho

Açaí Chumbinho

Assim como o nome leva a imaginarmos, o açaí chumbinho, que é facilmente encontrado no Amazonas, é um fruto menor, de aproximadamente 1g, e tem duas variações de cor: branco e roxo.

Quais são os benefícios do Açaí?

Por ser fonte de nutrientes super importantes, o açaí é um fruto querido também pelos benefícios que traz para a saúde. Quer saber quais são os principais? Te contamos abaixo:

1. Efeito antioxidante

O açaí é rico em antioxidantes, como os flavonoides e as antocianinas, esse último responsável pela coloração roxa do fruto. Além disso, ele também é fonte de zinco e vitamina C e E, o que o torna excelente para fins cosméticos com objetivo de promover hidratação, luminosidade, firmeza e combater o envelhecimento precoce da pele.

Mas se engana quem pensa que o efeito antioxidante fica restrito a cútis, o fruto também combate os radicais livres das demais células do corpo, sendo um potente antissinais e redutor de processos inflamatórios.

2. Melhora o funcionamento do intestino

Dentre suas diversas propriedades, o fruto amazônico é rico em fibras, que são grandes auxiliares do trânsito intestinal, principalmente para quem sofre com prisão de ventre. Só lembre-se que para melhorar o funcionamento do intestino, não basta apenas consumir o açaí, também é importante praticar atividades físicas e ingerir bastante água.

3. Protege o coração

Sabe as antocianinas que mencionamos acima? Elas não são só responsáveis pela coloração roxa do fruto, mas também pela proteção do coração, uma vez que previne a degradação celular e evita a ação dos radicais livres, como falamos anteriormente. Somam-se a estas protetoras, as vitaminas do complexo B, bem como as gorduras boas, caso do ômega-6 e do ômega-9.

4. Fornece mais energia

Popularmente chamado de “energético natural”, o açaí é um ótimo pré-treino para quem é adepto a atividades físicas, pois é rico em carboidratos, proteínas e gorduras boas. O resultado, de fato, é mais energia, saciedade e menos exaustão.

5. É aliado contra a anemia

Entre os minerais presentes no açaí, o ferro é um dos mais abundantes, o que faz do alimento um aliado no combate contra a anemia – doença caracterizada pela falta de ferro no sangue – principalmente quando o consumo é associado ao de frutas cítricas.

Newsletter

Cadastre e receba as últimas novidades

Posts Recentes

Facebook
WhatsApp
Linkedin
Email
Imprimir
Rolar para cima